Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal na Holanda

Kerstfeest (Natal Holândes) é comemorado em dois dias, dia 25 e 26. Diz a história que o Natal na Holanda é comemorado em dois dias porque eram os únicos feriados que os holandeses tinham no ano, então eles aproveitavam esses dois dias para ficar com a família e acabavam comemorando duas vezes. Geralmente eles ganhavam uma cesta básica do trabalho para comemorar, essa tradição se estendeu até hoje e as cestas básicas viraram cestas de artigos de luxo, quer dizer luxo para nós brasileiros, porque para eles nem tanto, já que estão acostumados.
O nome certo é Kerstpakket(pacote de Natal), mas eu chamo de cesta básica.
Essa foi a "cesta básica" que meu marido ganhou ano passado do trabalho dele.


Tirei a foto porque eu estava pensando em fazer um post e acabei nem fazendo.

Essa foi a cesta desse ano:

Essa caixa está cheia de produtos típicos holandeses, vou fazer um post sobre eles.

Uma coisa que acho interessante dos holandeses, nem todos, claro, é o valor que eles dão para coisas rústicas. Se vc olhar o detalhe da última foto os produtos estão dentro de uma caixa de madeira que parece que veio do depósito de frutas. Isso é um detalhe decorativo pra dar presença ao presente. No Brasil isso seria considerado economia, feio ou coisa de pobre, mas isso pra eles é obra de arte. Claro que o Natal deles se modernizou e a coisa vai mais além do que a "cesta básica", fora o presente, ainda tem as comemorações da empresa com os funcionários, que vão desde um jantar num restaurante chik até um final de semana num bom Hotel com uma programação recheada de atividades de lazer.



O meu Natal na Holanda, pelo menos na minha família, é tradição comemorar os dois dias. Geralmente comemos gourmet num dia e fondue de carne no outro.

O Gourmet é composto por várias bandejas de carnes e verduras, cortadas em pedaços pequenos, onde vc mesmo faz a sua receita e põe nas panelinhas ou no grill dessa panela especial, que porventura se chama Gourmet.




Fonte da imagem: http://www.desaladehapper.nl/page/gourmet

Fonte da imagem: http://www.elektrowarenhuis.nl/Shop/Huishoudelijke-artikelen/Bakken-grillen/Gourmet/16863/Tefal-RE-1358-GOURMET.html

O fondue seria quase a mesma coisa, só que se usa essa panelinha aqui

Fonte da imagem:
http://www.smulweb.nl/156625/artikel/Fondue

Tudo isso regado à bons vinhos, molhos, pão com manteiga de alho, saladas e sobremesas delíciosas :)

Meio contraditório pra quem quer se tornar Vegan :/, agora vcs veêm a minha dificuldade.

2 comentários:

Rivynha_cat disse...

1ª coisa: o q é um vegan????????? 2ª coisa, akele 2 presente tinha akela bala HOORRIIVELL??? kkkkk eu devia ter passado o natal, pq pelo menos num ia me empaturrar tanto....rs comi ceia durante 4 dias.... de festas diferentes....rs

Débora disse...

Oiiiiiiii amigaaaaaaa, FELIZ ANO NOVO, FELIZ, MUITO FELIZ 2011 :)))
Desculpe o sumiço, mas andei ausente mesmo. Tirei uns dias de férias, fui para a minha casa de praia e voltei só este ano.
Que interessante o seu post. Tão bom aprender sobre culturas diferentes. E essa cesta básica? hehehehe É de básica não tem nada para muita gente, mas aqui em Angola também é costume nas empresas darem "cabazes" de Natal e eles variam consoante a categoria do funcionário. Tem desde os mais básicos aos mais luxuosos.
Eu como trabalho por conta própria não recebo hehehehe mas a minha mãe, por exemplo, recebe vários, do trabalho dela onde ocupa um cargo alto até aos de outras empresas parceiras, clientes, etc. Bom, só para você saber como funciona aqui :)
Um beijo para você. E mais uma vez, Feliz 2011 :)