Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A neurose da (des)organização

Algumas pessoas(ou muitas) adoram guardar coisas velhas, coisas que talvez nunca mais irão usar, mas que continuam lá em um cantinho, pegando poeira, ocupando espaço e se deteriorando, lógico que são coisas que dificilmente virarão pó e sumirão do espaço, pelo menos durante o tempo de vida de um ser humano. Resumindo, grande parte dos holandeses têm essa mania de "guardar coisas velhas", seja por valores sentimentais, pão-durice ou seja lá o que for, meu marido já guardou muitas coisas velhas, entre elas, muitos cds, caixas vazias e algumas recordações, eu já não gosto de guardar nada e consegui convencé-lo à jogar tudo fora(ou pelo menos quase tudo),um dia pegou um teclado novinho e jogou no lixo, ou é 8 ou 80 XD. Esse final de semana foi cheio para nós, pois com muita delicadeza eu o estava convecendo(ele detesta fazer isso) à irmos ao porão(sabe aquele lugar que vc guarda coisas que vc acha que futuramente ainda irá usar? pois é ;])pela segunda ou terceira vez para fazemos mais uma "limpeza" e acreditem foram 6 sacos de lixo dos grandes cheios e ainda ficou trabalho pra fazer, o cansaço nos venceu e tivemos que deixar o resto para o outro final de semana, agora vcs imaginam como foi a primeira vez. Sou adepta do amplo, espaçoso e tudo que não for mais utilizado, vai para o lixo, acumular quinquilharia não faz definitivamente parte dos meus planos.
Agora mudando um pouco de assunto que está quase na mesma lógica, quando eu estava estudando holândes (graças ao Pai já passei dessa fase, mas isso deixo para um post futuro), nós tivemos um texto que eu achei super interessante que falava sobre duas características das pessoas, Filer e Piler. Não consegui uma tradução séria em canto nenhum dessas palavras. Explicando, imagine aquela pessoa super organizada, que gosta de tudo nos seus devidos lugares,neurótico com organização e limpeza, mas ele arruma tão bem, guarda tão bem as coisas que difícilmente ele consegue achá-las novamente, esse é o filer, ou o contrário, aquela pessoa que tem a mesa caótica, é tudo super bagunçado, não que a pessoa seja relaxada ou bagunceira, mas aquela bagunça funciona como se fosse um mapa estratégico, e mesmo com toda a bagunça, ele sabe onde achar todos arquivos necessários e se ele terminou de usar aquilo, ele esconde a bagunça e segue adiante, esse é o piler. O interessante é que esse assunto foi pesquisa da Universidade de Massachusetts e de um artigo que dizia "Viva a Bagunça", onde o piler teve a preferência por se mostrar mais eficiente do que o filer. Achei engraçado essa parte do texto sobre o filer(traduzindo): "Pessoa que quando recebe as informações, com sua neurose, imediatamente guarda nos devidos dossiers, nas devidas pastas. Total perda de tempo e produtividade, pois disperdiça toda a sua energia construíndo o seu "sistema de arquivamento" e arquiva mais coisas do que é realmente necessário. E com tudo isso perde informações importantes porque o seu arquivo é tão grande e complexo que ele mesmo não consegue mais achar o caminho de volta." E do piler: "Piler já não tem o mesmo problema, porque ao contrário de sua bagunça, ele sabe trabalhar sistemáticamente, pois todos os papéis como ofícios, fax, papéis impressos, etc, etc não estão lá porque estão bagunçados, mas sim porque estão divididos em zonas, por exemplo na zona quente está a maioria dos papéis que o piler está utilizando, depois vem a zona morna que são coisas que não tem tanta urgência e a zona fria que geralmente são coisas que já podem ir para o lixo" Resumindo: "os pilers acham as coisas que precisam, mais rápido que os filers e se concentram melhor nas suas tarefas e no progresso que fazem" O texto termina dizendo que para os gerentes significa duas coisas: "Que a partir de agora mesa limpa nunca mais, e nunca mais contratar ou promover sem primeiro dá uma olhadinha na mesa de trabalho do candidato".
Claro que isso é só um artigo, não signfica que seja regra. Eu achei super interessante porque me fez até perceber que eu tenho muito do filer dentro de casa, mas eu também tenho o piler, na realidade eu sou 50% de cada pois no trabalho já não sou tão complexa, agora meu marido é o piler total, as vezes eu guardo as coisas e não tenho nem idéia onde guardei,ele as vezes consegue achar o que eu guardei, e lógico que se ele guardar algo, ele sabe precisamente onde achar. Tudo que ele tinha e não usava mais, enfiava em qualquer buraco e pronto, pra ele não fazia diferença se tava arrumado ou não, se tava empilhado ou não. No meu ponto de vista filer, nem tudo era caótico, só meio (será? será? XD)

E você é um Filer ou um Piler?


Quem quiser dá uma olhadinha no artigo, o livro é o Hogerop de puntjes op de i, pág. 79, Winnie Geurtsen, Ghislaine Giezenaar, Ada van Deijk.

3 comentários:

Manu disse...

Ahahha!! Meu namorado é Piler, com certeza. Eu sou um pouco dos dois, depende do dia. =P

Mas isso de que seu marido adora guardar caixa, cd, papel e tudo que aparecer pela casa... eu te entendo, Rydi. E tbm odeio.

Beijo, meu.

PS: Te linkei no meu blog.

Rydi disse...

Manu, ele guardava..já não guarda mais, chegou a incineradora de lixo alheio XD
Obrigado por me linkar :)

Luma Rosa disse...

Tenho um pouquinho dos dois, mas acho que não sou uma coisa nem outra. Odeio ficar acumulando coisas e não guardo nada. Me sinto confusa se o ambiente estiver bagunçado. Na mudança de estação, os meninos correm para trancar os armários :) Não sou muito consumista e acho que se o novo entra em casa, o velho tem que sair. Beijus,