Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Continuar na Holanda?

Ultimamente tenho vindo ao blog somente pra tirar a poeira. Não sou de escrever muito e já percebi que escrevo menos ainda quando o clima esquenta.
Tenho pensado e repensado sobre minha vida aqui na Holanda, se vale a pena insistir, viver em um país que está afundando em crise. Se vale a pena continuar à aceitar as sobras que dão para os imigrantes.
A meu ver (minha opinião), a Holanda está se transformando em um país xenofóbico (ou sempre foi). Não vou relatar como era no passado porque não vivi aqui nessa época, a tal época "boa". Também não vou ao google colar porque tenho certeza que outros bloguistas brasileiros já devem ter escrito algo à respeito. Mas pelo que entendi através de outros brasileiros, que estão aqui há mais tempo, é que, até seis anos atrás, as coisas ainda eram melhores (entenda-se melhores, não boas), mas nunca deixou de ser um sofrimento.
Vou relatar alguns casos que me deixaram um pouco apreensiva com meu futuro aqui: Conheci uma brasileira que mora aqui há 20 anos, depois de alguns bons anos (entenda-se longos), ela abriu um comércio (não vou especificar o que para não revelar a identidade da pessoa). Até hoje o tal negócio não gera lucro nenhum, ela continua à vender porque isso é a ocupação dela, mas não lucra nada. Resumindo, ela trabalha sem salário e mesmo assim ainda tem a esperança, mesmo reclamando e sofrendo com as dificuldades, que isso venha gerar frutos. Não quero ser pessimista, mas pelo andar da carruagem aqui na Holanda, tá bem difícil de conseguir realizar esse objetivo, se antes não estava dando certo, agora é que vai ficar difícil, talvez num futuro distante quando melhorar, agora quando? São lojas e lojas fechando as portas, a economia parou.
Outra brasileira que também vive aqui há 20 anos, tem nível superior e nunca conseguiu se firmar como profissional, está enlouquecendo, ficando tan tan das idéias mesmo. Tudo que ela vê na televisão, ela diz que foi espionagem na casa dela.
Ai eu me pergunto, essas brasileiras estão há vinte anos esperando pra dar certo, será que eu também quero ficar aqui 20 anos esperando? e ter um "fim" parecido com o delas?  
São casos e casos, que daria até um livro. Para quem tinha uma vida razoável no Brasil, isso aqui vira definitivamente o inferno. Tirando àquelas que tem outros motivos ou que já estão estabilizadas, a grande maioria dos que ainda insistem, mesmo com todas as dificuldades, a meu ver, são pessoas com baixo grau de instrução, que só podem exercer as funções que no Brasil o salário é uma miséria.
Minha área é tão específica que até no Brasil é difícil, mas não tanto quanto aqui. Aqui na Holanda, minha área toma outra direção e está longe da minha especialidade.  Consegui realizar o sonho de exercer, mas durou pouco, era um trabalho temporário que só acontece uma vez por ano. Fui selecionada por causa da minha experiência profissional no Brasil, juntamente com mais 3 holandeses e uma irlandesa, todos mestres ou mestrandos e eu a única com especialização no meio. Foi ótimo e todos nós tinhamos a esperança de contrato definitivo,  infelizmente, acabou o trabalho, acabou o contrato. Esse ano terá de novo, mas eu estarei no Brasil. Well, não quero viver esperando um trabalho que só acontece durante alguns meses por ano, quero estabilização, e com essa crise, meu sonho ficou cada vez mais distante.
Quando digo que talvez a Holanda esteja se transformando em país xenofóbico, me refiro ao que aconteceu com a Alemanha na época de Hittler. Foi uma crise que acabou levando aquele assassino ao poder. Nós que somos imigrantes temos que tomar cuidado com o nosso futuro aqui, pois há um aprendiz de Hittler ai (vulgo Wilders). A coisa ainda não está séria, e ele parecesse se incomodar mesmo é com os mulçumanos, só que uma crise pode desencadear coisas piores e sobrar pra todos que não forem nativos e nativos. Não estou dizendo que uma crise aqui pode desencadear uma III guerra mundial e etc, lógico que seria exagero, me refiro apenas à retaliações que podem ocorrer contra nós. Retaliações que já começaram a acontecer.

Então expatriados(as), o que faremos ou quem poderá nos defender.

Ainda estou devendo o segundo post sobre a saga pra aprender holandês, estou esperando coragem pra escrever esse post, sei que tem gente querendo mais informações sobre cursos e etc. Me perdoem meu descaso. 

8 comentários:

Luana disse...

A Europa esta prestes a cometer o mesmo erro cometido nos anos 40... E eles juram que não! Extrema direita com 20% dos votos na Franca - com aquela asquerosa da Marine le Pen -, a Dinamarca que ja deixou bem claro que eles não querem imigrantes (qualquer um!) por la, a Grécia elegendo partido nazista...

Aqui na Bélgica tem um novo serviço para que pessoas dedem possíveis imigrantes ilegais e toda hora tem batida da policia nos trens pedindo documentos...

E depois, o que vai ser? Teremos que usar braceletes com alguma sigla? Igual fizeram com os judeus, ciganos?

A coisa não esta nada boa e se eu estivesse na pele dessas duas brasileiras que voe citou eu ja tinha ido embora!

Gisley Scott disse...

Realmente é algo que precisa ser pensado, levar em consideração.Embora o Brasil seja o nosso país de origem vc tb terá que considerar como será a sua adaptação e as possibilidades de emprego, de segurança de futuro por lá tb.

Desejo a vc a sabedoria para fazer a decisão correta.

Bjs

Rydi disse...

Lu,

Meu marido é mais extremista e acha que talvez aconteça sim uma III guerra, não causada pela Holanda porque a Holanda é um país pequeno, mas ele não dúvida de nada e eu menos ainda.

bjss

Gi,

Orando muito e pedindo muita sabedoria de Deus mesmo. Só ele pra nos guiar nesse momento.

bjss

Luma Rosa disse...

Tenho lido alguns blogues políticos de Portugal e eles acreditam que irá acontecer uma guerra. Aqui rezo para que não haja guerra, pois é a mesma coisa que pedir a falência do mundo. Em contrapartida, o Brasil tem recebido muitos estrangeiros atrás de oportunidades. O país está sendo invadido e já começam retaliações, principalmente por aqueles países que não recebem bem brasileiros, como foi o caso da Espanha. O mundo está ficando intransigente! Beijus,

Rydi disse...

Sim Luma, a coisa está ficando séria e queria mesmo voltar, mas terei que ir devagar. Só sei que não quero estar presente caso aconteça uma outra guerra, se acontecer, quero estar longe daqui. Dói ver o trauma dos holandeses que sofreram com a guerra :(, não quero eu ficar traumatizada também, já bastam as vezes que fui assaltada no Brasil :P

Rydi disse...

Luma,
Antes que eu me esqueça,
Obrigado por me avisar da caixa de Spam, realmente seu outro comentário estava lá. Já aprendi à usar =)hehe

Luma Rosa disse...

Caríssima, espero que tome a melhor decisão. Sei que as coisas não são de uma hora para outra, as ideias precisam de amadurecimento. Tenho um amigo italiano que está vindo para o Brasil montar um negócio com um amigo em comum "brasiliano". Ele me contou que na Itália as pessoas estão se matando pois o governo cobra os encargos na conta de energia elétrica. Imagina o povo como está, sem dinheiro e sem energia?! Fico muito preocupada pois o tempo que morei na Europa fiz muitos amigos que me são caros.
Esteja bem!! Beijus,

Anônimo disse...

Para mim a Holanda já era, só tá faltando mesmo uma guerra....tenho sofrido discriminação até no supermercado, e preciso ir não tenho outra escolha. Lojas e shoppings já não vou mais e as entregas de compras que faço pela internet são controladas pelos meu vizinhos que só faltam me matar quando o correio entrega algo aqui em casa, numa mistura de odio e inveja porque apesar de tudo ainda tenho pra gastar. Ainda respeitam meu filho por ele ter nascido aqui e ter olhos azuis mas estou a ponto de partir e deixá-lo se não quizer morrer de depressão, angustia ou nas mãos de algum nazista que ronde por aí.
A coisa tá preta e com toda a insegurança que há no Brasil acho que estou mais segura lá, sulreal, mesmo.