Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Meu passaporte e a saga pra aprender holandês


Dia 07/02 me tornei Holandesa oficialmente, quer dizer "ganhei" a holandesa e mantive a brasileira, já que lei polêmica, onde todo mundo tem que se naturalisar(escolher apenas uma das nacionalidades), ainda não foi aprovada. Sendo assim sou metade laranja(cor do futebol) e metade verde-amarela. Estava esperando minha nacionalidade sair pra poder falar sobre esse assunto e contar um pouco do que passei (e passo) pra aprender essa ben(mal)dita língua e deixar algumas dicas. 
Vou tentar resumir 2 anos de insistência, persistência, frustações, decpções, cansaço,  risos e lágrimas, muitas  lágrimas.

Pra começar é tudo muito relativo, são várias situações, pois depende dos objetivos de cada um, da capacidade, interesse, motivação e dom, ou seja, uns conseguem aprender uma língua germânica, outros não. 

Começando com objetivos: o meu por exemplo foi aprender holândes, outras pessoas querem melhorar o inglês ou e etc, etc, então vou pela pré das pessoas que (pelo menos por enquanto) pretendem viver a vida inteira na Holanda, não falam inglês fluentemente e invés de aprender ou melhorar o inglês, preferem aprender holandês, até porque fica muito mais fácil melhorar o inglês depois que se aprende holandês. 

Quando me refiro à capacidade é se a pessoa não tem bloqueio para aprender uma nova língua. Todos são capazes, mas existem àquelas pessoas que não aprendem de jeito nenhum. Tive um professor de inglês americano que tinha um método línguistico muito bom só de conversação, eu na época com 19 anos, aprendi muito rápido, em dois meses e meio (ou menos) estava falando inglês fluentemente, só me faltando mais vocabulário. Quando digo fluentemente, falo no sentido de fazer os sons, estrutura e gramática das frases e lógico as palavras e verbos que todos nós aprendemos na escola que sairam do meu inconsciente e estavam ativas. Meu professor ficou impressionado comigo e me usava de exemplo no curso dele. Já ele contava na aula dele sobre uma senhora que tinha feito o curso dele 4 vezes e não aprendia nada,  o caso dessa senhora não é um caso aparte, é mais comum do que a gente imagina, algumas pessoas não conseguem mesmo.  Só que o objetivo desse post não é explorar a capacidade línguistica de ninguém já que eu nem da área sou, estou apenas retratando minha experiência como mera estudante.

Interesse e motivação: Vc tem que se fazer essa pergunta: Porque eu quero aprender holandês?
Uma vez um amigo de um amigo queria aprender holandês e não tinha pretensão nenhuma de morar na Holanda ou em qualquer país de língua holandesa, perguntei pra ele pra quê ele queria aprender uma língua que não teria praticamente nenhuma utilidade a não ser enfeitar o curriculum? então eu mesma respondi que ele só deveria(se quisesse) aprender holandês, se fosse morar em algum país que falasse a língua, porque se for para business, o inglês é suficiente. Quer aprender alguma língua germânica útil, aconselho o alemão que tem muito mais importância econômica. Se lascar pra aprender a falar uma língua difícil, só pra enfeitar o curriculum, só se for um desses poliglotas que aprendem brincando.

Nesse ponto entra o dom e lógico: idade (quanto mais jovem, melhor) São àquelas que em poucos meses estão fluentes em uma nova língua, ouvi por várias vezes de vários professores sobre casos de jovens, surpreendentes. Pensei, bom seu tivesse vindo com meus 19 anos com certeza teria entrado na lista XD hoje vejo que a idade conta muito! na hora de aprender uma língua, não só por experiência própria, vide o caso da senhora que talvez pudesse aprender, se fosse mais nova.

Aprender uma nova língua não é fácil porque isso depende muito do psicológico também. As vezes tenho a impressão de que quanto mais as pessoas dizem que a língua holandesa é difícil, mais difícil fica ou até impossível de aprender. É como se ficasse um disco rodando na nossas mentes dizendo: holandês é
difícil, holandês é difícil, holandês é difícil, eu não consigo, eu não consigo.....
Eu não sou adepta do "manipule sua mente", mas venhamos e convenhamos que isso tem lá uma certa influência.
Então vou reescrever ao contrário: holandês é fácil, holandês é fácil, holandês é fácil, eu aprenderei, eu consigo, eu consigo... Sentiu ai? :P

Cheguei aqui dia 24/07 de 2007 e a única coisa que eu tinha em mente era arrumar a casa do meu jeito e aprender a língua. Sim, eu achei que seria rápido e de certa maneira foi, só não foi rápido aprender um "bom holandês". Eu me comunicava em inglês com meu marido, mas de tanto as pessoas falarem que se eu não parasse de falar inglês, eu não aprenderia o holandês, acabei "sufocando" o meu inglês pra dar lugar ao holandês. Não tenho pretensão nenhuma em ser expert em línguas, meu inglês era limão com açucar e ainda o piorei mais ainda pra que eu pudesse aprender holandês, essa foi a maneira que achei pra me desvencilhar, senão estaria no inglês até hoje, 8 anos depois sem práticar não foi bom para o meu inglês e acabei esquecendo. Atualmente, depois que aprendi holandês, posso dizer que meu inglês está muito melhor do que quando cheguei aqui.

Eu lutei muito pra conquistar o que conquistei, e não tem nada que me deixe mais feliz do que ouvir dos próprios holandeses, que eu falo bem pro tempo que estou aqui, desde sete meses de holanda(e eu nem tinha começado a estudar oficialmente) que eu ouço esse elogio e não serão mais as críticas destrutivas, que me deixarão pra baixo. Não me acho fodona, tenho plena consciência de que pra chegar à ter a fluência língua-mãe, tem muito chão ou talvez nunca consiga, até porque eu já parei de estudar holandês desde um ano e meio atrás e devido à minha idade é mais difícil, mas eu já conquistei o máximo necessário, agora o que eu ainda tiver que aprender, aprenderei no dia-a-dia na convivência com as pessoas e meios de comunicação. Não pense que 4 anos morando num país novo, é suficiente para dominar todas as regras, sons e palavras perfeitamente, ainda erro, peco e não ligo (infelizmente eu já liguei) para pessoas que invés de olhar para o próprio umbigo, ficam reparando no dos outros. Eu não reparo se a pessoa fala bem ou não, não me interessa, quem sou eu para julgar o holandês de outras pessoas que são imigrantes como eu e estão aprendendo como eu, só se eu me achasse holandesa mesmo (a gente ainda tem que tolerar esses tipos, que se acham mais holandeses que os próprios, só rindo mesmo), agora se a pessoa mexer comigo, a pessoa pediu pra eu avaliar desde a proficiência até o grau de QI (quociente de inteligência) dela.

Prefiro lembrar dos elogios, principalmente dáquelas pessoas que falaram comigo pela primeira vez e de cara se impressionaram, ou seja, não foram elogios de sogra, sogro, amigos e pessoas que te conhecem que na maioria das vezes só falam para te agradar e encher tua bola(ou pelo menos eu pensava isso). Meus sogros viviam me elogiando e só caiu a ficha de que eles estavam falando a verdade, quando recebi elogios dos de fora.
Muitas brasileiras(os) acham que só se fala holandês de verdade se for perfeito e não é bem por ai. Se vc consegue se comunicar, mesmo que sua pronúncia não seja 5 estrelas, mas vc tem um bom vocabulário e consegue transmitir a mensagem e receber o feedback de maneira clara, corra pro abraço que o resto vem depois. Deixe que os invejosos falem mal de sua pronúncia, ou que vc erra gramática etc, etc, o importante é que vc pode se comunicar em holandês e ponto. E se vc está dando os primeiros passos e se sente intimidada por causa da fulana que já fala e se acha, ignore, não viva o mundo dos outros, viva o seu. É muito difícil mastigar palavras malditas e cuspir, mas vc tem que aprender que nem todo mundo será anjo no seu caminho.

Estudei holândes oficialmente durante quase dois anos, 7 meses intensivos, quase tive um estafe nos 7 meses de curso, mas venci.
Estudei e nunca neguei, sempre disse que tinha feito vários cursos, não fui autodidata como aos meus 19 anos, apesar de  ainda possuir um resto dessa habilidade(pra línguas).
Para algumas pessoas era impossível que eu soubesse tanto, num dos cursos de holandês que fiz, cheguei à ouvir comentários de que eu olhava as respostas dos exercícios do livro na folha-resposta antes de responder para os professores, eu fiquei de cara com isso mas deixei pra lá, melhor ignorar, só me perguntei à mim mesma: Pra quê e Por quê eu faria isso? Oi? eu quase nem abria o livro quando estava em casa, quanto mais pra olhar respostas! Como é que eu iria aprender desse jeito?
Se vc tem certa facilidade ou capacidade pra algo, algumas pessoas não se conformarão com isso, e as mesmas sempre tentarão achar um meio de te "sabotar" pra se sentirem melhor e superior à vc. Acostumada já. Só que eu não sou do tipo que bate de frente(quando não tenho intimidade), eu deixo a vida ensinar, até hoje funciona comigo.

Para esse post não ficar mais longo do que já está, encerro por aqui, mas ainda continuarei à falar sobre esse assunto em algum outro post no futuro. Por enquanto vamos aproveitar o clima de primavera/verão. Eu estou aproveitando pra correr muito e perder o excesso de gordura.
Brasil me aguarda.

6 comentários:

Luana disse...

PARABENS pelo passaporte!

Jura que eles querem que voce escolha uma nacionalidade? Eu acho isso tao injusto!

Eu moro aqui na Belgica ha quase 3 anos e ainda nao sou fluente no flemish. Leio bem ate, entendo bem (as vezes eu preciso pedir pra pessoa repetir, mas em geral fica numa boa), mas falar eh que eu me enrolo... Isso porque aqui na usina eu so trabalho em ingles, discuto resultados em ingles, falo com outros pesquisadores em ingles... Em casa falo portugues com Maridon... Dai eu soh uso o flemish mesmo as vezes...

PRECISO estudar mais e me cobrar mais...

Mas da uma preguicaaaaa!

S. W disse...

Que bom que voce conseguiu manter as duas, como eu vou completar meu primeiro ano de residente nao sei como vao estar as coisas ate la. Super parabens pelo passaporte/nacionalidade e esforcos com o idioma.

Eu nao sou la a pessoa mais facil pra aprender idiomas, estudo e estudo muito por conta disso, pois sei das minhas dificuldades mas nao quero deixar isso influenciar na minha capacidade de aprender, eu nao sou autodidata pra nada.

Eu termino meu curso de holandes em Abril do ano que vem, mas ja consigo me comunicar bastante, eu tenho pessoas na minha sala e pessoas que vao ficando pelo caminho porque desistem que tem uma dificuldade enorme, as vezes vejo meu marido e algumas outras pessoas dizendo que todo mundo tem capacidade de aprender idiomas, eu ja nao acho, pra algumas pessoas eh mais do que dificil, eh uma luta e eh frustante, eu ja conheci pessoas que simplesmente nao aprendiam.

Ja como voce disse, se eu tivesse que escolher entre uma lingua germanica pra ser util na minha vida (se eu nao morasse na holanda claro), eu escolheria o alemao sem sombra de duvida, mas quem sabe aprendendo o holandes ja nao eh um passinho a mais pra entender o alemao nao eh?

beijos

Rydi disse...

Obrigado meninas! :)

Lu,
tem um projeto na câmara que trata sobre isso, eles querem anular a dupla nacionalidade fazendo até os próprios holandeses que têm dupla nacionalidade escolherem. A Holanda está ficando cada vez mais xenofóbica, só que o projeto ainda não foi aprovado e nem sabemos se será porque tem muito pica grossa ai que tem duas nacionalidades e eles não querem perder. Na realidade os prejudicados nessa história são os próprios holandeses, já que quem eles querem atingir que são os marroquinos, não podem perder sua nacionalidade.

bjss

Si,
No início era frustrante mesmo, nunca achei que algum dia aprenderia de verdade, o segredo é não desistir, agora se a pessoa realmente não consegue, tipo não há progresso em nada, não vejo porque ficar dando murro em ponta de faca, mas isso vai de cada um, eu mesma sempre aconselho à não desistir.
Quanto ao alemão, realmente quando vc aprende holandes até o alemão fica um pouco claro, por incrível que pareça eu entendo algumas coisas de alemão. No caso de alguém que não more em um país de lingua holandesa, aconselho ir direto para o alemão, mas se mora então vai aprender holandês(se quiser claro)

bjss

Luma Rosa disse...

Rydi, não é justo ter que abdicar da sua nacionalidade, mas por outro lado, se pensa morar aí para sempre, melhor assumir de vez todo o pacote! Aprender holandês deve ser super difícl! Qualquer incentivo é bem-vindo!
Feliz Páscoa!! Beijus,

Rydi disse...

Luma,
Seu comentário aparece no meu email mas não aparece no blog.

No meu caso, não precisarei escolher entre as duas nacionalidades porque tirei a segunda antes da aprovação, mas depois da lei aprovada, a pessoa terá que escolher. Essa lei só servirá para processos novo. Salvo se eles não inventarem outra lei que faça com que todo mundo que já conseguiu a segunda venha ter que escolher uma das duas. Essas leis de naturalização, segunda nacionalidade e etc, são cheias de parágrafos, uns podem, outros não e etc, teria que colar todo o site do governo expllcando o sistema.
Por enquanto estou salva, posso ficar com as duas, mesmo depois da lei aprovada.

Feliz Páscoa!!

Luma Rosa disse...

Que estranho isso acontecer... mas quando for assim, você vai na caixa de spam e libera. Se não souber fazer, me avisa que ensino. De vez em quando acesso o do "Luz". Outro dia estava um comentário lá de uma amiga que sem eu saber estava chateada, pensando que eu tinha censurado o comentário dela. Publiquei e fui avisá-la do ocorrido. Somente depois que fiz isso, ela confessou que estava chateada.
Bom fim de semana! Beijus,