Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Adoçando o cafezinho naturalmente

Nessa "era" gezondheid(saúde) temos que tomar alguns cuidados com os alimentos que ingerimos,  não é pra menos que a mídia tem batido o pé em relação à esse assunto, estamos morrendo pela boca. No momento o cancêr está sendo a praga mundial , morre-se mais por câncer no mundo do que por qualquer outra doença, vide Steve Jobs que mesmo com uma conta bancária milionária(bi?tri?) e tendo condições de pagar o que há de melhor em tecnologia na saúde, não pôde evitar a sua morte.Há vários indícios e pesquisas de que a maior causa do cancêr são os alimentos, mas deixo esse assunto das causas e consequências para quem quiser fazer uma pesquisa mais aprofundada ou para os experts.
Eu sou meio pesquisadora dos alimentos, adoro fazer combinações e vê o resultado através da minha pele e sensações. Estou sempre à procura de substituir os alimentos maléficos  pelos benéficos, não que eu já seja radical e não coma isso nem aquilo, na verdade ainda peco muito, quando estou com vontade de comer alguma coisa nada me impede.

Na minha família recentemente perdemos uma prima para o câncer, ela morreu gritando no hospital. Morrer de câncer nem sempre é só fechar os olhos,  essa doença vai corroendo teu organismo por dentro e por fora (dependendo do cancêr) o que gera dores insuportáveis.
Por isso sou à favor de estarmos sempre buscando melhorias na nossa qualidade de vida e o primeiro passo é evitar os alimentos que já são comprovadamente vilões da saúde, ou pelo menos diminuir o consumo deles, como por exemplo o açucar e adoçante. O açucar não é o principal responsável por essa doença, mas em combinação com os outros agentes químicos, ele se torna mais prejudicial do que já é e contribui com a "deteriorização" do organismo. A outra é evitar adoçante, muita gente acha que adoçante é saudável, se enganam, o adoçante é feito de aspartame, um veneno da indústria química que te mata à longo prazo e pode causar doenças como o próprio cancêr. Os produtos light geralmente contêm aspartame que é muito mais prejudicial que os produtos com açucar, se tiver que escolher entre os dois, acredite os com açucar ainda são menos piores. 

Então vamos à minha dica de hoje:
Eu adoro tomar um cafezinho(de preferência adoçado) com pão no inverno, no frio seu organismo pede coisas quentes e o café está sempre no topo da lista dos mais consumidos nessa época, não vou entrar na questão da cafeína, mas eu creio que um café por dia, sem açucar e sem aspartame, não chega à prejudicar a saúde, claro que isso depende de cada organismo, pois alguns são mais resistentes e outros não.
Então se vc gosta de um café docinho e não sabe como adoçar sem esses dois venenos, a dica que eu tenho é vc usar tâmaras semi-secas. Uma tâmara é o suficiente para adoçar uma xícara, se vc gosta bem docinho pode usar duas, vc pega uma tâmara põe na xícara e esmaga com um pilão(daqueles que vc usa pra bater o alho)  compre um pilão novo e separe só pra isso, senão vai tomar café com gosto de alho *_*, sei que vcs são inteligentes e já tinham pensado nisso :D. Continuando, vc esmaga a tâmara e depois de pôr o café bem quente na xícara, mistura bem com uma colherzinha até a tâmara derreter, depois prova pra vê se está a gosto, os pedaços que sobrarem dentro da xícara vc pode peneirar ou deixar sentar no fundo. Outra dica pra quem gosta de fazer aquele café tradicional e pôr na garrafa térmica, é ferver a água com as tâmaras dentro e depois do café pronto, coar os pedacinhos.
A tâmara deixa um gostinho suave e você pode achá-las aqui na Holanda com o nome de Verse dadels e geralmente são vendidas no Albert Heijn. No Bas van der Heijden vc encontra também, mas a fruta do Bas é seca, não derrete facilmente, a textura semi-seca derrete mais fácil. 
Pelo menos é uma alternativa pra quem quer ou precisa evitar essas substâncias mas não quer deixar de tomar seu café docinho.

Bom café para todos :)

4 comentários:

Luana disse...

"Há vários indícios e pesquisas de que a maior causa do cancêr são os alimentos"

Olha, essa eh exatamente a minha área de pesquisa e posso te dizer que isso não eh verdade.

eu falo um pouco de como se "pega" cancer aqui - http://murphymeama.blogspot.com/2011/03/mas-o-que-me-ocupa-tanto.html e aqui - http://murphymeama.blogspot.com/2011/03/mas-o-que-me-ocupa-tanto-2.html

Eu perdi meu pai ha 3 anos de câncer, meus avos por parte de mãe... Sei muito bem que merda de doença eh essa e alias, eh um dos motivos de eu ter escolhido essa área de pesquisa...

Morre-se na verdade mais de acidentes vasculares (ataque cardiaco) do que de câncer, mas câncer tem sim crescido com o tempo e sabe porque? Porque vivemos mais e se vivemos mais estamos sujeitos a mais radiação (por vias naturais) e consequentemente mais mutações.

Alimentos podem causar câncer quando causam mutações, como por exemplo comer comida muito quente, que machuca a mucosa.

Comer mal causa deficiência no nosso organismo e por causa disso quando a radiação (nao a comida) causa mutações nosso corpo, debilitado por nossa alimentação ruim, nao consegue combater e reparar aquela fita de DNA que foi quebrada...

comer bem eh FUNDAMENTAL para evitar uma serie de doenças, mas eu tomo muito cuidado quando se trata do câncer. A relacao nao eh nada direta e eh cruel com quem tem essa doenca achar que foram salgadinhos fritos e Coca Cola que fizeram isso..

Meu pai, pro exemplo, era atleta profissional, com a alimentação e saúde mais balanceadas que eu conheço... Nada de gordura trans, sempre exercícios... E mesmo assim ele teve um câncer violentíssimo...

As revistas e alguns cientistas alardeiam que alimento causa cancer, mas nao tomam cuidado com a seriedade dessas informacoes...

Bom, comentário enooorme.. desculpa! Nao quero ser chata não, so falar da minha experiencia e do que eu sei sobre o assunto.. =)

Luana disse...

Ahhh.. ja ia esquecendo!!!

A ideia da Tamara eh excelente!! Tenho um amigo belga que havia me dito ja... fica realmente bom! =)))

beijao

Rydi disse...

Oi Lu!! obrigado por seu comentário.
Realmente não me aprofundei no assunto Câncer, sei que a coisa é bem mais complexa do que os alimentos, como sou simpatizante do veganismo me baseie apenas na parte alimentar, pois muitas das pessoas que hoje são veganas, se tornaram por motivos de saúde, e grande parte destas tinham câncer e foram curadas só mudando a dieta alimentar, tem alguma correlação ai e é nisto que o veganismo vem batendo a tecla, quem garante que combinação química para criar novos alimentos, frutas e verduras transgênicas não geram mutações no DNA? O câncer ainda é uma incógnita e vc sabe que ainda há muito que ser descoberto.
Gostei do seu post, pois nunca sabemos a veracidade das informações que lemos por ai, tudo tem que ser minunciosamente pesquisado e comprovado, já li tantas vezes que o câncer era o que mais matava no mundo que acabei acreditando, também devido à quantidade de pessoas famosas que têm morrido por causa dessa doença. Por isso deixei esse assunto para os especialistas, nada melhor do que alguém da área pra falar do assunto, deixa eu com meu cafézinho mesmo XD.
Vou ler seu post e aprender mais.

bjss

S. W disse...

Adorei! Confesso que poderia comer mais saudavél, mas aqui em casa tentamos ao maximo prestar atenção em tudo que comemos. Logico que damos nossas escapadinhas, mas eu só compro produtos organicos, não tomo mais refrigerante por um bom tempo e evito tudinho que tiver aspartame.

Evito utilizar açucar atoa por conta da diabetes em toda a minha familia e no mais tento prestar atenção e nas reacoes do meu corpo pra melhorar a forma como comemos.

beijão