Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chocada com a indústria alimentar dos EUA

Eu sigo vários blogs vegetarianos, entre eles um vegan que é o da Juliana http://rocknraw.blogspot.com/p/veganismo.html, que de vez em quando posta informações interessantes sobre como se alimentar corretamente e etc. Estou chocada com o último documentário que ela postou sobre o desenvolvimento dos alimentos e desrespeito à saúde do consumidor nos EUA. Esse documentário fala do poder e monopólio das grandes indústrias alimentares e que não se resume apenas à Mac Donalds e outras empresas de fast food, mas sim à toda uma estrutura de modificação genética, que vai do solo e sementes, até a carne que vai à mesa. É inacreditável o tratamento dado aos animais que serão abatidos, simplesmente SUPERHIPERMEGADESUMANO, confesso que chorei e até me senti culpada por "voltar" à comer carne,  a sensação que fico sempre que vejo alguma coisa sobre esse assunto é de querer abrir mão para sempre desse "alimento", onde a única vantagem é a vitamina b12, pois as desvantagens são muitas. Claro que só o fato do animal ser morto para ir para  mesa de alguém, não significa dizer que ele antes deva ser tratado à champagne, mas a tortura até a morte é de cortar o coração e revolta, hoje entendo porque muitos vegetarianos, principalmente dos EUA são tão preconceituosos com pessoas que consomen carne, não estou dizendo que concordo com atitudes radicais, mas compreendo o sentimento. O meu consolo é que não sou uma grande consumidora, pois me restringi à comer muito pouco, ou seja, o necessário e não como os alimentos provindos do leite, nem as carnes de procedência duvidosa que são geralmente as mais baratas, voltei porque precisava sanar minha deficiência de ferro(b12), também não vou abdicar totalmente, pois penso que nós também somos carnívoros. Se a população se alimentasse corretamente, ou seja, se o consumo fosse baixo por pessoa, os matadouros não seriam essas máquinas cruéis. O problema é que o homem como sempre dá um jeito de transformar tudo que é natural em coisas do inferno por causa da ganância de querer sempre faturar mais $$$$ e o inferno dos animais é justamente as empresas de congelados e fast food.
Se vc que lê esse blog for um carnívoro, por favor pare de comer carne agora ou diminua drásticamente o consumo, é muito triste ficarmos alheios às maldades que acontecem no mundo, pois enquanto temos uma vida boa de regalias, existem pessoas que sofrem e que não têm condições nem sequer de ter o mínimo para se manter saudável. Muitas famílias podem sequer comprar um brocólis ou 1kg de frutas, pois com esse dinheiro, vc vai ao fast food e faz a festa pra família inteira :*(
E pra finalizar o que achei mais triste dessa história toda, esse monópolio alimentar dita o que as fazendas devem plantar(sementes modificadas) e como tratar suas plantações. Um fazendeiro não conformado com esse sistema, lutava contra esse sistema e teve que parar por não poder mais arcar com as custas judiciais. Ai fica a pergunta: E agora quem poderá nos ajudar?
Também faço um alerta para os almentos provindos da soja, as sementes de soja são as que estão totalmente modificadas, isso significa MUITAS células transgênicas na sua carninha de soja :/
Fico pensando como será a humanidade daqui há 50 anos, eu não culpo as pessoas, pois muitas vezes elas recorrem à esses alimentos por não possuirem outra alternativa, o consumidor não é o culpado, claro que ajudaria muito se as pessoas que são conscientes e podem se alimentar de maneira correta,  boicotassem esse sistema, já seria alguma coisa, mas como conseguir um número bom de pessoas se a grande maioria da população do mundo é pobre ou não-conscientizada dos riscos alimentares? Eu já faço a minha parte, diminuindo o consumo e espero que assim que eu sanar minha deficiência e encontrar uma maneira de suprir essa fonte, possa finalmente anular de uma vez.
Solução? se torne um vegan e faça suas compras na loja biológica, claro que para isso terá que sacrificar aquele dinheiro extra pra roupas ou viagens, mas pelo menos sua saúde estará garantida.

Já prestaram atenção que adoro falar de comida? seja ela boa ou ruim? primeiro que adoro comer (lógico) mas o blog não é nem gastronônimo, nem vegetariano, minha intenção é apenas alertar as pessoas, já que eu mesma não aderi totalmente à dieta vegan, a informação está ai e cada um faz a sua escolha, sou apenas um grãozinho de areia preocupada com o futuro do mundo.

6 comentários:

Débora disse...

Oi amiga, saudades.
Não sei se algum dia serei vegetariana ou vegan, mas a verdade é que muitas vezes ao comer carne sinto um desconforto, uma espécie de asco, sabe? Não é sempre, mas acontece e quando acontece eu penso que um dia, de forma natural, vou deixar de consumir carne.
Gostei do post.
Beijos meus.
Angel.

S. W disse...

Olha, acredite em mim, morar na Holanda e ser vegetariana é a coisa mais fácil desse mundo. Palavra de vegetariana. Sabe eu cansei de chorar vendo esse tipo de documentário, é demais pra mim, é revoltando e eu acho que é o min que eu posso fazer pra me sentir melhor. Eu sei que não mudo o mundo com isso, mundo eu mesmo, o que pra mim já é o bastante. Comece aos poucos, vá conhecendo as opções, tem muita, muita coisa. Aqui em Den Haag tem até o Açougue vegetariano, tudo de bom. AH tem muita coisa, tente receitas, dá pra viver sim. Até feijoada vegetariana deliciosa eu consigo fazer agora.

Bora!

beijao

Rydi disse...

Angel
Amiga,talvez vc não precise radicalizar e anular de vez, mas se diminuir nem que seja dois dias nas semana, já é alguma coisa :)

Simone
As vezes acho que vc esquece de mim XD. Eu era quase vegetariana, ficava até 3 meses sem pôr carne na boca e quando comia, ficava mais 3 e etc, eu contei no post "querendo criar vergonha pra comer certo", ficar sem comer carne não é problema pra mim, apesar de gostar, sendo bem sincera, posso ficar sem comer tranquilamente que não me faz falta. Sei que é fácil ser vegetariana aqui :), no último postei até dei a dica do groene passage que é um lugar que só tem produtos biológicos, ótimo pra quem é vegetariano ou vegan, O problema é que fiquei deficiente da vitamina b12, que só é encontrada na proteína animal, comecei à ter problemas de memória e tive que ajustar minha alimentação colocando proteína animal novamente, entenda que proteína animal nem sempre é carne, pode ser queijo, leite, ovos e etc. Eu quase não como alimentos provindos do leite(como o próprio leite, iogurte,queijo e etc), pois pelo excesso de hormônios e antibióticos presentes no leite, me geram espinhas(acnes) então não achei outra saída há não ser "voltar" à comer carne, mas não como sempre, como apenas duas vezes por mês. Estou te explicando porque vc fala como se estivesse tentando me convencer de algo que já sou Convencida :D e Entendida, entenda que voltei a comer carne, porque eu já fui uma vegetariana e que não consumia nada da proteína animal, eu fiz um teste e percebi que meu problema de memória era mesmo a falta da b12, não achei outra saída há não ser voltar à consumir(moderadamente)carne, mas continuo pregando o vegetarianismo, veganismo e etc, ou a diminuição do consumo. E se vc for vegetariano e consome leite e ovos, carne não faz falta mesmo, mas eu não como leite, nem queijo, nem manteiga e não quero comer ovo todo dia, por isso a deficência, entende? :) As vezes arrisco comer yorgute com cereais, manteiga e até leite, mas é só comer que minhas espinhas voltam com força total, por isso eu evito comer esses alimentos ao máximo, pois isso é sinal de que não são bons.
Espero que dessa vez tenha ficado claro pra vc :)

As vezes penso que tem haver com cada organismo, vai ver o meu precisa da b12, já outros não fazem falta. Vai saber não é mesmo :)

bjsss

Dani dutch disse...

Eu diminui meu consumo de carne, mas ainda não consegui ficar longe dela totalmente.
E quando eu vejo esses documentários me dá um peso na consciência.
bjuss

Anônimo disse...

tipo, eu vivo no Brasil, e o q mais tem aqui é churrascaria com aquela picanha suculenta, e nas praças sempre vendem picanha na chapa com banana, ovo, baiao de dois, salada, vinagrete, queijo...ai num da nem pra falar q ta me dando fome, enfim, é hiper-ultra-mega dificil ser vegetariana aqui e eu gosto de comer salada, brocolis, amo, mas é complicado... sem falar nos parentes, que aonde vc vai tem churrascada, com linguiça, peixe... e na hora da fome, ninguem lembra como eles foram mortos...

Gisley Scott disse...

qdo se trata de comida, desperdício é com os fluorescentes mesmo, viu? E vc sabia que quando eles querem melhorar as comidas nesses fast foods, eles não contratam um chef de cozinha não, eles contratam um químico! Para que ele coloque mais sabor na composição da comida!Para que as pessoas sintam o cheiro de longe..

TRISTE!