Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Querendo criar vergonha na cara para comer certo

Há dois anos atrás eu estava na luta para definir minha dieta, sendo que minha meta era me tornar vegan. Eu acho a dieta vegan fantástica, pois é uma alimentação totalmente natural, "livre" de substâncias químicas, tendo como base apenas frutas, verduras, temperos naturais e etc. O segredo está em consumir uma grande variedade desses alimentos e fazer uma combinação de proteínas para que seu organismo se regenere e desintoxique. Eu evitava tomar leite de vaca desde uns 5 anos atrás, mas comia(ainda como) alguns alimentos provindos do leite, como bolo, biscoitos e etc. Não vou falar de todas as desvantagens de se tomar leite, porque acho que se alguém quiser saber o porquê, já existem milhões de informações pela internet, eu posso falar da minha experiência. Uma das coisas que me motivou à deixar de tomar leite foi que eu percebi que eu só engordava, era sempre fofinha, pois tomava no mínimo dois copos por dia, outra coisa que percebi foram as espinhas, se por um acaso eu tomasse leite por uns 4 dias, logo, logo elas estariam lá firme e forte, fora outros sintomas. Quando comecei à me aprofundar mais em minhas pesquisas descobri que fiz certíssimo em abandonar o leite, mas deveria ter abandonado tudo por completo até os alimentos provindos do leite. Algumas pessoas falam que leite é importante porque tem cálcio, vitamina D e bláblá, se vc fizer uma pesquisa sobre os valores nutricionais dos alimentos, verá que pode muito bem substituir o leite por 150g de brocólis, que tem mais cálcio que 100ml de leite e ainda evita de tomar algo que está cheio de antibióticos.Vitamina D vc pega do Sol, pois a quantidade que o leite fornece não chega nem a 2% do necessário. Li um artigo de uma inglesa que tinha cancêr e resolveu viajar para o Japão(ou China, não lembro mais) e tentar entender o porquê que aquele povo não toma leite, nem come nada provindo do leite e depois dessa experiência, resolveu que cortaria o leite e todos os alimentos à base de leite, em um mês ou 3 ela estava curada. Não quero gerar polêmica, porque pra mim o que vale é o que eu escolhi, não vou tentar convencer ninguém à mudar de opinião sobre isso ou aquilo, nem desmerecer a escolha de ninguém. Já tive que aturar gente idiota fazendo gracinha da minha escolha, por isso estou meio intolerante. Ok, mas voltando ao post inicial, onde eu queria explicar o porquê de ainda não ter me tornado vegan. Contrariando a minha primeira opinião de que a dieta vegan é o máximo, temos também as desvantagens dessa dieta. Que é a deficiência de vitamina B12, infelizmente vc só vai achar essa vitamina em alimentos de origem animal. A falta dessa vitamina pra quem precisa usar o cerébro(trabalho ou estudo) é notável :/. Digo isso porque fiquei exatamente dois anos evitando quase tudo, manteiga, leite, yourgut, queijo, carne e frango e etc(só não evitei os doces), quer dizer a única coisa que realmente evitei foi leite e yourgut, mas o resto comia esporádicamente(coisa de uma vez a cada 3 meses), mesmo assim comecei a ter problemas de memória constantes, chegou a um ponto que eu comecei a ter dificuldades de aprendizado e ai já foi longe demais, algo estava errado. Eu precisava sim de algumas doses de B12, já que além de eu evitar os alimentos que continham proteína animal, ainda não combinava as frutas e verduras direito, meu organismo estava reagindo. Então resolvi testar e optei por incluir patê de fígado que é riquíssimo em b12, ovos por pelo menos 2 vezes por semana, carne e frango(não todos os dias) e as coisas começaram à fluir. Resumindo, não estou desvalorizando a dieta vegan, muito pelo contrário ela continua sendo a melhor, mas se quiser fazer, se alimente muito bem com frutas, vegetais e saladas e se achar que precisa, combine de vez em quando com alguma proteína animal, menos o leite que considero o mais pobre em proteínas e mais gordo (gordura má).

A minha decisão é que não vou radicalizar mais como antes, de vez em quando uso receitas vegans, vegetarianas, carnívoras e etc. O segredo está em comer alimentos ricos em proteínas, pobres em gordura e conservantes químicos e não comer carne ou frango todos os dias. Também não quero mais me privar de saborear os alimentos, já que sou uma grande fã da gastronomia.

O motivo do post? culpa, desde ontem que como biscoito oreo coberto de chocolate (um dos piores e mais gostosos :/) Essa vida não é fácil.

Existem alguns videos de vegans que são bem interessantes. A aparência saudável deles é o que mais estímula as pessoas à se tornarem vegans. Muitas vezes essa dieta é a solução para diversas doenças que na grande maioria das vezes são causadas pela alimentação rica em substâncias tóxicas, como conservantes, doces e etc.
Abaixo postei um video de um americano que aos 21 anos de idade estava morrendo, ele tinha um tumor enorme na cabeça, ficava até 3 semanas constipado, fora os outros problemas que eram gerados. Então ele teve um sonho com um homem o ajudava a encontrar a cura. Ele precisava encontrar as pessoas que poderiam orientá-lo à como se curar das doenças que ele vinha sofrendo e essas pessoas eram vegans. Uma das coisas que ele aprendeu foi a fazer um suco feito de vários ingredientes, entre eles, pimenta e gengibre. A saúde dele foi restaurada e ele é vegan até hoje. O que mais me impressiona é a aparência dele, 30 anos a menos. Ele aparece depois da metade do video, conta a experiência e revela a idade.O video foi gravado ano passado.

7 comentários:

1ou2palavrinhas disse...

Sou a pior pessoa do mundo para tecer qualquer comentário sobre nutrição e alimentação. Mantenho minha forma (redonda!) a custa de muita barbeiragem alimentar. Mas uma coisa posso afirmar: comer muito não é ruim para a memória, mas engorda que é uma beleza. Não tomo leite: nunca gostei.

Angel disse...

Oi amiga querida, bom te encontrar aqui.
Sabe que eu também penso muitas vezes em mudar a minha alimentação para alguma coisa como vegan ou vegetariana ... é que tem vezes que a carne simplesmente me causa náuseas, o frango não me diz nada e mesmo o peixe me parece sem graça. Coisa esquisita. Mas não sei se conseguiria abdicar assim radicalmente de tudo, comer só frutas e legumes, verduras e sucos estranhos ... acho mesmo que é preciso ter uma motivação bem forte. Mas que sem dúvida é uma maneira de viver melhor, lá isso é. Quando você conseguir me avisa, tá? Eu por enquanto vou evitando gorduras, frituras ... doces não ligo muito, felizmente ... mas procuro ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de alimentos saudáveis. Já é um começo, né? :)
Beijo linda.
Angel.

Rydi disse...

Alice
kkkkkkkkkkkkkk eu que sou entrona na área dos outros, agora dei pra ser minha própria nutricionista XD

Angel
Amiga eu já desisti de lutar contra meus desejos gastronômicos, não vou mais radicalizar como antes, só vou controlar pra não exagerar na dose e me desintoxicar de vez em quando :)

Simone Westerduin disse...

Oie, tudo bom? Aqui em casa somos vegetarianos, meu marido desde que nasceu. Eu fui por mais de 1 ano no Brasil e deixei de ser por pressão familiar, preguiça de cozinhar só pra mim... enfim voltei a ser tem quase 2 anos e não sinto falta de nadinha.

Já ouvi muito falar sobre o leite, o problema é como somos vegetarianos usamos muito queijo na dieta, mas eu já percebi que foi uma das coisas que me causou aumento de peso, não consigo diminuir de jeito nenhum, leite também adoro, sempre tomei muito leite, mas acho que aqui foi uma combinação de tudo junto que me fez engordar muito.

beijao e força ai na dieta

beijao

Rydi disse...

Oi Simone :),o problema foi que cortei tudo que era proteína animal, ou seja, leite, queijo, ovos e etc. Pelo que vejo vcs tomam leite e comem queijo, isso abastece a quantidade diária de vitamina b12 que necessitamos, uma fatia de queijo é suficiente. Eu radicalizei e invés de fazer uma combinação vegan que prestasse, me tacava nos doces ou comia algo muito pobre em proteína, mas talvez se eu não tivesse cortado 100% também não sentisse falta etc, na realidade carne não me faz falta nenhuma, mas depois da deficiência que fiquei decidi não cortar mais de vez, mesmo porque não gosto de comer nada que vem do leite (tirando os doces XD). Quanto ao leite, te garanto que a hora que vc conseguir substituir por outra fonte de vitamina b12, vc verá a diferença na silhueta ;P

bjss

Gisley Scott disse...

Vou passar aqui mais tarde para comentar de novo, mas por hora estou passando para dizer que deu certo o seu comentário lá no blog.

bjs

Gisley Scott disse...

Vc está certa em seguir aquilo que é melhor para a sua saúde.Se o leite traz problemas, então corte e todas as outras coisas tb que dificultam vc a perder peso.

Noto que qdo como queijo demais fico constipada por dias, é terrível :(! E eu não bebo leite, só no café mesmo.

O meu problema mesmo são os doces, ainda não conseguir quebrar essa fissura por doce,mas isso só aconteceu qdo eu cheguei aqui pq no Brasil eu não tinha isso...Esse país me acabou...vou entrar pro grupo dos Estados Gordinhos da América se eu não me cuidar,rs!

bjus